Pesquisa de Opinião
Conheça os resultados da pesquisa sobre o FACITEC e PIBIC Jr. e sua importância.


Pesquisa revela percepção sobre o PIBIC Jr. e o FACITEC em Vitória
Uma pesquisa realizada pela Diretoria de Inovação (DINOV) do CDTIV trouxe dados inéditos sobre o grau de conhecimento e a opinião de diferentes públicos a respeito do PIBIC Jr. e do FACITEC, programas que têm impulsionado a iniciação científica de jovens e o apoio à ciência, tecnologia e inovação no município de Vitória.


Conhecimento sobre o Facitec.
Entre os entrevistados, 65,2% dos responsáveis por estudantes bolsistas do PIBIC Jr. declararam que não conheciam o programa antes da participação de seus filhos.


Avaliação do PIBIC Jr.
Após uma breve explicação sobre o funcionamento do programa, a percepção foi unânime: 100% dos orientadores, pais e mães de bolsistas e do público interno do CDTIV consideraram o PIBIC Jr. “muito importante” para a formação científica e acadêmica dos estudantes.
Conhecimento sobre o PIBIC Jr.
Entre os entrevistados, 60,9% dos responsáveis por estudantes bolsistas do PIBIC Jr. declararam que não conheciam o programa antes da participação de seus filhos.


Avaliação do Facitec.
Após uma breve explicação sobre o funcionamento do programa 95,7% dos orientadores, pais e mães de bolsistas e do público interno do CDTIV consideraram o PIBIC Jr. “muito importante” para a formação científica e acadêmica dos estudantes.


"O nosso Projeto de Pesquisa contribuiu para a comunidade ao disponibilizar um equipamento que na sua primeira fase auxiliou o diagnóstico de pessoas infectadas pela COVID-19 em triagem de pacientes de PA".
Ex-bolsista de Doutorado/Facitec
"Tive dois projetos de pesquisa aprovados pelo Facitec ambos com obtenção de dados epidemiológicos da cidade. Isso trouxe não só conhecimento mas também o nome de Vitória ganhou destaque nessa área de pesquisa".
Pesquisador com projeto apoiado pelo Facitec.
★★★★★
★★★★★
Resultados
Os resultados evidenciam que, embora os programas sejam reconhecidos e valorizados por especialistas e pela comunidade científica, ainda há um desafio em ampliar a divulgação junto às famílias e à comunidade escolar.
A pesquisa da DINOV/CDTIV reforça a importância de investir em comunicação e visibilidade, garantindo que cada vez mais pessoas conheçam iniciativas que fortalecem a ciência, a inovação e a formação de jovens pesquisadores em Vitória.
