Bolsista Jr, o Pesquisador do futuro
Com a consolidação e ampliação do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Vitória, novas possibilidades de fomento foram criadas, como: o apoio a projetos de popularização da ciência; o apoio a professores pesquisadores da rede básica. Com isso, novas modalidades de bolsas foram implementadas, entre elas a bolsa de iniciação científica para o ensino fundamental e médio.
Ano de lançamento: O programa foi criado em 2011 pela CDTIV, através do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.
Objetivo: Concessão de bolsas para estudantes e orientadores desenvolverem projetos de pesquisa com caráter de investigação, em qualquer área do conhecimento, visando despertar o interesse pelo conhecimento científico, identificar e potencializar talentos e contribuir para a formação de futuros profissionais nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Amparado por esse cenário, em 2011 foi estruturado o primeiro programa de Iniciação Cientifica Junior do Brasil abrigado em um sistema municipal de ciência e tecnologia. O programa foi articulado entre a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória-CDTI (através do FACITEC) e a Secretaria Municipal de Educação -SEME.




Dados Pesquisa realizada com os bolsistas -edição 2025






Fonte: Pesquisa DINOV-FACITEC
2 - Escreva (resumidamente), como está sendo sua experiência em participar do Pibic Jr neste ano:
58 respostas
"muito boa eu gosto muito de participar"
"muito massa, e legal espero participa mais vezes".
"Experiência e aprendizado".
"Está sendo muito legal está me ajudando muito Estou aprendendo várias coisas novas".
"esta sendo ótima minha experiencia por que e um bom passa tempo e pq eu gosto de criar coisas".
eu to achando muito legal, e acho que as criancas estao aprendendo muito
"Minha experiência está sendo ótima, ando aprendendo muito com as aulas, conseguimos nos sair muito bem com tudo que estamos fazendo, adoro fazer o Pibic Jr".
