FALA GRIÔ!

Sobre o Projeto

Segundo Érika, a motivação para o desenvolvimento da iniciativa surgiu a partir das observações feitas durante seu projeto anterior, Mobilidade e Acessibilidade Urbana no Município, também apoiado pelo Facitec. Entre os objetivos e ações desenvolvidos estavam a promoção de um processo formativo sobre a legislação brasileira relacionada à acessibilidade e à mobilidade de idosos nas cidades.

Érika ressalta que toda a formação foi realizada em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Vitória. Dessa forma, durante os meses iniciais do PIBIC/2024, toda a equipe participou de um processo formativo voltado ao estudo do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003).

Objetivo do Projeto

O projeto Fala Griô tem como objetivo desenvolver uma plataforma de jogo que divulgue os direitos fundamentais assegurados pelo Estatuto da Pessoa Idosa, promovendo a valorização das vozes e experiências da população idosa entre os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Estatuto da Pessoa Idosa é necessário para que ações educativas sejam realizadas. Estas ações podem ser realizadas em diferentes espaços, como escolas, centros comunitários e instituições de saúde, abordando temas essenciais como o envelhecimento saudável, os direitos civis e legais dos idosos e a importância da necessidade de proteção contra abusos e negligência.

" A escolha de desenvolver uma pesquisa sobre um jogo digital voltado para os direitos da pessoa idosa se justifica em múltiplos níveis que são fundamentais e significativos; afinal a população idosa, que tem aumentado de maneira acentuada, representa uma parcela cada vez mais significativa. Dados representados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que até o ano de 2050, haverá uma impressionante quantidade de mais de 2 bilhões de pessoas com 60 anos ou mais vivendo no mundo".

Érika Milena - Orientadora do Projeto.

O Estatuto da Pessoa Idosa

O uso das tecnologias digitais pode se apresentar como um estratégia para facilitar o acesso à informação de qualidade, ela pode enriquecer significativamente o processo educativo e criar um ambiente permitindo, assim, que a população possa se informar sobre os direitos da população idosa